segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vestidos Pretos...


Oi meninas,

Como foi o final de semana??
Quero falar hoje do vestido preto que pra mim, seja com tênis ou salto alto, o vestido preto sugere sofisticação, poder e sensualidade. Então vamos conhecer um pouco da história desse pretinho “básico”, que de básico não tem nada né?! Até o início da década de 20, as jovens não podiam usar roupas pretas e as senhoras só as vestiam no período de luto.

Em 1926 a revista Vogue publicou uma ilustração do primeiro vestido criado por Chanel. Começava aí a história do "pretinho básico", o vestido preto que combina com vários acessórios, serve para várias ocasiões e é considerado um verdadeiro curinga no armário das mulheres. 


A década de 30 foi marcada pela Segunda Guerra Mundial. As mulheres começaram a sair para trabalhar fora de casa e a ostentação ficou fora de moda. Nesse cenário, as roupas para o dia tornaram-se mais sérias e o vestido preto se mostrou perfeito para a nova mulher que surgia. 



Em 1947, o estilista francês Christian Dior lançou o seu New Look, um novo estilo de roupas, com cinturas apertadas e quadris avantajados, valorizando as formas femininas. O uniforme dos anos 50, que se espalhou pelo mundo, era um vestido preto, com golas e luvas brancas, usado com um colar de pérolas, sapatos coloridos e uma estola de pele. O modo simples e econômico de se vestir acabava junto com a guerra.
Mas o pretinho tornou-se realmente famoso apenas nos anos 60 e início dos 70. Chique, elegante ou descontraído ele foi usado por Jacqueline Kennedy, por Audrey Hepburn, vestindo o figurino criado pelo estilista francês Hubert Givenchy para o filme "Bonequinha de Luxo" (1961), e pela atriz Jane Birkin. 



Na década de 70 o vestido preto ficou um pouco de lado frente à moda psicodélica. Mas nos anos 80 voltou a ser usado pelas mulheres preocupadas com o sucesso profissional. Elas precisavam de uma roupa simples e elegante, que ficasse bem em todos os lugares. Claro que o escolhido foi o "pretinho básico".



Nos anos 90 a peça ganhou novos tecidos ele e modelos, sem deixar de ser uma peça básica do guarda-roupa feminino. E assim, o vestido preto se consolidou como o grande clássico do guarda-roupa feminino, aquele que garante é ao mesmo tempo simples e elegante.









Esse está incrível...

Espero que gostem!
boa semana a todas...


Um comentário: