quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ansiedade


Oi Meninas, tudo bem??
Minha vida reflete totalmente no que escrevo aqui no Blog e hoje estou num momento super ansiosa, então achei que seria ideal falar sobre isso aqui. Muitas pessoas passam por muitos momentos de ansiedade o tempo todo. 

Quando em excesso a ansiedade desencadeia uma sensação de mal-estar e te impede até de viver a vida com tranquilidade, sem pensar naquilo que está por vir. Muitos têm vários sintomas como: gula, roer as unhas, arrancar cabelo, suor em excesso, eu, por exemplo, sinto um frio muito forte, mesmo que não esteja frio e tenho insônia, enfim os sintomas são os mais variados e nem sempre sabemos como fazer para tratar ou controlar essa reação. Para isso existem vários tratamentos, terapias e alguns alimentos que atuam diretamente no organismo combatendo a ansiedade e diminuindo o estresse.

Alimentos que nos ajudam no combate à ansiedade.

 Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. "Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, existe a necessidade de suprir essas carências", ressalta a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. 

 Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A especialista recomenda o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.

 Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. "A recomendação diária em relação às carnes é de 1 a 2 porções, dê sempre preferência às carnes brancas e magras", recomenda a nutricionista Rosana Farah.

 Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. explica a especialista em nutrição clínica e gastronomia, Rosana Farah. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.

E claro para combater a ansiedade não há nada melhor que COMPRAS... kkkkkkk

E vocês oque fazem quando estão ansiosas???
Beijos


4 comentários:

  1. Oi, você foi tagueada para a Tag das perguntas la no sem mesada http://sem-mesada.blogspot.com.br/2013/01/fui-tagueada.html Beeeijoos

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  2. Oi linda, amei seu blog e estou seguindo, retribui ?
    http://bgdeuvontade.blogspot.com
    Beijos !

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    1. Oiiee, Obrigada! estou te seguindo tbm...
      Beijos

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