segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Bolsas de Aluguel - BoBAGS



Oi Meninas,

Outro dia eu estava assistindo (de novo) o filme “Sexy And City” e uma parte que me chamou muito atenção foi a cena em que a Jennifer Hudson aparece com uma Vuitton alugada, então deu aquele click, “como não pensei nisso antes”, achei uma idéia e tanto, porque muitas vezes não temos dinheiro para comprar aquela bolsa de desejo, então fui pesquisar na internet, pois não fazia ideia se esse serviço já existia no Brasil e encontrei a BoBAGS, já estão no mercado desde 2009, alugam bolsas para as principais cidades do país, têm modelos a partir de R$65,00 já imaginaram ter uma bolsa da Gucci (para ir naquela super festa) por R$65,00?! É demais! Então entrei em contato com a BoBAGS, dizendo que gostaria de falar delas aqui no Blog e elas me receberam rapidamente, a Bel Braga que é dona da loja, foi super atenciosa comigo e me respondeu prontamente, mandei umas perguntinhas para ela, para que a gente possa entender melhor como é funcionamento desse mercado, que eu particularmente amei. 
Bel Braga
 Imagens do Site BoBAGS

Vamos às perguntinhas que fiz para Bel Braga.

 1-  Como surgiu a ideia, de criar uma loja de aluguel de bolsas? 
A inspiração foi a idéia de proporcionar um closet virtual para as mulheres: você ter suas bolsas no armário e muitas outras que pertencem ao seu armário virtual.
Comecei a observar um movimento muito forte de "propriedade temporária": da vontade de possuirmos algo apenas por um determinado período de tempo. Talvez por falta de espaço, talvez por não termos tempo de cuidar de tudo o que possuímos. A BoBAGS surgiu a partir de uma observação de novos hábitos e modelos de negócio que surgiam à minha volta. Além do que eu mesma passei a buscar em relação a produtos e serviços.
O acervo inicial era pessoal e fomos incrementando com bolsas de colecionadoras e clientes. Durante o período de criação do site, realizei workshops e cursos de vintage shopping em cidades como Paris, Londres e NY para construir uma rede de colecionadoras de bolsas e, quando montamos o site, começamos a receber ofertas de clientes que, além do aluguel, viram na BoBAGS uma oportunidade para reciclagem de seus closets. 
Hoje, BoBAGS (www.bobags.com.br) é um espaço virtual que promove o aluguel e também temos um site de compra e venda de bolsas, o BoCONNECT (www.boconnect.com.br), além do serviço de consultoria e também informação e debate sobre esse universo, através do blog (BoBLOGGINGwww.bobags.com.br/blog). 

       2- Quais são as mais procuradas?
   As bolsas Chanel, principalmente a 2.55, a Motorcycle, da Balenciaga, a Speedy, da Louis Vuitton e algumas bolsas vintage que temos, como da Gucci e Celine são as peças mais desejadas.
    As peças do Marc Jacobs têm um giro ótimo, pois combinam estilo e preço de forma imbatível. Temos um modelo Paddington, da Chloe, na cor Tangerine, que é um sucesso.
     O modelo St Louis, da Goyard ainda é muito alugado.
  Podemos citar também a Street Chic Pyramid Bag Jeans, da Dior que, aparentemente, não tem nada de especial. Porém, é uma bolsa com tamanho ótimo e é uma das mais alugadas na BoBAGS.

3-  Quais são os pacotes (planos)?

Os alugueis podem ser mensais e semanais. Para as bolsas de festa também temos a opção do aluguel por fim de semana


 4-  Quais são as regiões que vocês realizam a entrega e como funciona essa logística principalmente com relação à devolução?

Nós entregamos nas principais cidades do Brasil. Isso funciona tanto para o Brechó quanto para o aluguel. Para compra de bolsa no BoCONNECT (www.boconnect.com.br) o frete é calculado automaticamente e pagamento feito via PagSeguro.

Para o aluguel, o envio é feito através de Sedex ou Sedex10 e pagamento via transferência bancária ou cartão de crédito. Basicamente, a cliente faz o pedido e nós entramos em contato para confirmar e o pagamento é feito. Quando estiver próximo do término do período do aluguel, nós entramos em contato para verificar se a cliente deseja permanecer com a bolsa (renovando o aluguel) ou devolvê-la. 


5-  Vocês têm a opção de venda de bolsas?Como seria?

Sim. Nós temos um site de vendas onde temos muitas bolsas bacanas. Atualmente temos como Chanel, Louis Vuitton, Gucci, Yves Saint Laurent etc no nosso Brechó Virtual, o BoCONNECT (www.boconnect.com.br). O pagamento é feito através de PagSeguro e em até 12x.


 6-  Como têm sido a aceitação das clientes?

Tivemos a preocupação de adaptarmos o modelo ao mercado brasileiro. Acho que o diferencial da BoBAGS está na criação da marca. Tivemos uma preocupação muito grande em não fazer simplesmente um "supermercado" de bolsas. Houve um estudo de marca, pesquisa de criação de uma love brand, arquitetura prevendo crescimento, focus groups. A Marca talvez seja um dos pontos cruciais para o sucesso de um business como a BoBAGS: a partir da criação de uma marca sólida, há espaço natural para expansão.

Sabíamos que havia um desafio que envolvia a criação de um novo hábito de consumo. Esse novo hábito de consumo traz a tona conceitos de troca, reciclagem de peças esquecidas no armário, visita a brechós, extensão da vida útil de produtos. Acredito que o Brasil está seguindo o exemplo de grandes metrópoles, onde o mercado vintage é uma realidade. Além disso, podemos observar que o mundo pós-crise está revendo alguns conceitos e é bacana ver que o Brasil está aberto a contribuir para isso. As mulheres aderiram a idéia do aluguel e hoje já temos mais de 4.000 clientes sem termos feito grandes investimentos em marketing e divulgação. O movimento aconteceu naturalmente, basicamente no boca-a-boca.

A mulher que aluga bolsa pode fazê-lo para um evento específico, para passar a semana ou o mês, ou mesmo para uma viagem.

O conceito que introduzimos no mercado é o de praticidade: alugar uma bolsa na BoBAGS significa adicionar conforto e praticidade ao dia-a-dia das mulheres.


7-  Você pensam em abrir franquia?
Temos tido muita procura de mulheres pelo Brasil querendo abrir uma franquia da BoBAGS. É algo que estamos pensando.

Separei fotos das minhas preferidas para vocês conferirem:




E aí meninas o que acham da idéia??
Beijos





3 comentários:

  1. Bacana pq tem publico mas eu particularmente nao faria isso :D

    valeu pelo blog, agradeço a visita e o coment la e convido vc a seguir..


    www.vidaqueinspira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia obrigada pelo comentário, acredito que assim como você muito gente não gosta da idéia, mas pra mim é legal até para você poder conhecer a bolsa, de repente quer comprar e fica na dúvida, então pode usa-la antes de comprar pode ser uma ótima dica. Beijos

      Excluir
  2. Oi Julia,

    por que pra você não daria? Falta confiança no serviço ou achou caro?

    Beijos

    ResponderExcluir